O projeto Ivanpah Solar Power Facility acaba de iniciar seu funcionamento no deserto do Mojave, Califórnia. A instalação de 3.500 hectares é a maior do mundo de energia solar por aquecimento e foi construída em um terreno público arrendado. A primeira das três torres já está alimentando a rede elétrica e assim que o projeto estiver em pleno funcionamento, produzirá 392 megawatts - o suficiente para alimentar 140.000 mil residências e reduzir as emissões de carbono em 400.000 toneladas por ano.
A "fazenda solar" é composta por 300 mil helióstatos que cercam três torres de 459 metros de altura. A luz do sol concentrada nestes espelhos esquenta a água contida nas torres para criar vapor e mover as turbinas que produzem energia elétrica.
Mais detalhes, um vídeo de sua construção e um passeio virtual, a seguir.
O projeto conta com o financiamento de grandes empresas como a Google, NRG Energy, BrightSource Energy e Bechtel.
A unidade 1 venderá energia elétrica para a Pacific Gas e Electric da California; o mesmo acontecerá com a unidade 3. A unidade 2 fornecerá energia a Southern California Edison.
A construção teve início em 2010 e entrou em funcionamento parcial em março de 2013, um teste crucial que demonstrou sua disposição para iniciar as operações.
O projeto não está livre de críticas, já que alguns têm se perguntado por que uma instalação solar que utiliza água seria construída no deserto, enquanto que outros estão preocupados com os efeitos da instalação na fauna local - sobretudo as tartarugas do deserto em perigo de extinção.
No entanto, o projeto segue como um marco importante, a maior instalação de energia solar térmica do mundo, que ajudará a Califórnia a alcançar a meta de 3.000 MW através de energia solar.
* Faça um passeio virtual pela instalação aqui.